Classificação multicritério dos portos de contêineres no Brasil

Autores

  • Angélica Faria Campanhão Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)
  • Fernando Leste Nauck Fabiano Filho Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)
  • Juliana Landim Gomes Siqueira Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)
  • Rafaela Landim Gomes Siqueira Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)
  • Henrique Rego Monteiro da Hora Instituto Federal Fluminense
  • Helder Gomes Costa Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n1p073-093

Palavras-chave:

Brasil, classificação de portos, ELECTRE TRI, portos de contêineres.

Resumo

O atual cenário dos portos no Brasil é caracterizado por uma intensa competição pela conquista e manutenção de mercados consumidores. Especificamente, essas organizações estão buscando o aperfeiçoamento, não somente dos processos produtivos (bens e serviços), mas também em processos organizacionais e administrativos. Logo, destaca-se a importância, para a economia mundial, de portos eficientes, bem localizados e com capacidade suficiente para atender às necessidades de transporte e manutenção do mercado consumidor. Diante da busca por competitividade, o problema contemplado nesta pesquisa procura responder a questão de como está a situação dos portos brasileiros. O objetivo do trabalho é avaliar criticamente os portos no Brasil a partir de uma análise classificatória multicriterial. Foi utilizado o método ELECTRE TRI que se apóia em um sistema de preferência com subordinação. Para performance do estudo foram executadas as seguintes atividades: levantamento dos portos de contêineres brasileiros e de indicadores, identificação e seleção dos principais indicadores de infraestrutura e desempenho, atribuição de peso aos critérios e construção das matrizes do modelo. Através da análise dos dados constatou-se que a situação dos portos é heterogênea, com alguns portos apresentando bom desempenho geral e muitos com desempenho regular e ruim.

Código JEL | C30; 018; R48.

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Biografia do Autor

Angélica Faria Campanhão, Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)

Graduada em Egenharia de Produção, Pós-graduada em Logística Portuária

Fernando Leste Nauck Fabiano Filho, Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)

Administrador, Pós-graduado em Logística Portuária

Juliana Landim Gomes Siqueira, Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)

Administradora, Advogada, pós-graduada em Logística Portuária

Rafaela Landim Gomes Siqueira, Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde (ISECENSA)

Engenheira de Produção, Pós-graduada em Logística Portuária, Mestranda em Sistemas e Gestão pela Universidade Federal Fluminense, Professora na área de logística na FAETEC e ISECENSA.

Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal Fluminense

Graduado em Tecnologia da Informação pelo então CEFET-Campos, Pós-graduado em Produção e Sistemas pelo Instituto Federal Fluminense, e em Gestão de TI para a Saúde pela ENSP/FIOCRUZ, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense e Universidade Federal Fluminense Respectivamente, atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense.

Helder Gomes Costa, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Engenharia Mecânica pela UFF (1987), mestre e doutor em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio (1991 e 1994, respectivamente). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, desenvolve ações no âmbito da graduação, do mestrado e do doutorado, tendo sido coordenador adjunto do Programa de Engenharia de Suprimentos do PROMINP (PETROBRAS/ANP). Atuação como consultor em projetos de P&D (ANEEL e PROMINP/ANP) e para avaliação de projetos da (CAPES e do CNPq). É coordenador do Grupo de Pesquisas Auxílio Multicritério à Decisão (CNPq/UFF) e do projeto "Análise de decisões em ambientes corporativos" (CNPq/UFF) e bolsista de produtividade no CNPq. 

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Publicado

2014-03-20

Como Citar

Campanhão, A. F., Fabiano Filho, F. L. N., Siqueira, J. L. G., Siqueira, R. L. G., da Hora, H. R. M., & Costa, H. G. (2014). Classificação multicritério dos portos de contêineres no Brasil. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 2(1), 073–093. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2014v2n1p073-093

Edição

Seção

Artigos