LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA FÓRMULA DISCURSIVA “PADRÃO FIFA”
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p285-299Palavras-chave:
Discurso midiático. Fórmula discursiva. Produção de sentido.Resumo
Este trabalho se inscreve no quadro teórico da análise do discurso (AD) francesa, de base enunciativa. Mais especificamente, se orienta pela proposta metodológica de Krieg-Planque (2010) acerca da noção de fórmula discursiva, compreendida como um adensamento de um sintagma, reconhecido como referente social, que passa a condensar temas polêmicos e a ser objeto de disputas quanto ao seu sentido. Será estudada a fórmula “Padrão Fifa”, expressão já usada como sinônimo de qualidade e que atualmente circula com sentidos outros, e sua circulação em produtos midiáticos. O estudo tem o objetivo de descrever o percurso da fórmula “Padrão Fifa” (MAINGUENEAU, 2008) e analisar suas características no que tange à cristalização; à inscrição discursiva; ao fato de que funciona como um referente social; e ao seu aspecto polêmico (KRIEG-PLANQUE, 2010). Os resultados apontam que, especialmente em ano de Copa do Mundo de Futebol, como 2018, o “Padrão Fifa” se reveste de interpretações polêmicas e diferentes do que pretendia o seu sentido original, muito em função da circulação da fórmula em textos alheios ao futebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.