A COMPARAÇÃO ENTRE DOCUMENTOS OFICIAIS EM LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: A NECESSIDADE DE UM OLHAR MAIS AMPLO PARA OS CONTEXTOS DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n1p112-123Mots-clés :
Diretrizes oficias. Contextualização. Dinamismo. Currículo Nacional Comum.Résumé
A proposta inicial deste trabalho era comparar as diretrizes oficias (brasileira e americana) na área de física para o ensino médio, especificamente, o PCN+ (2002) e o NGSS (New Generation Science Standards, 2013). Observamos que os contextos de produção e de circulação do texto brasileiro e do americano são distintos, o que inibiu a comparação entre a proposta nacional e a estrangeira. Apesar dessa dificuldade, observamos que é importante visualizar os contextos de produção/ circulação dos documentos oficiais a partir das suas várias dimensões: socioeconômica, histórica e no âmbito da própria escola, no cotidiano de suas salas de aula. Concluímos que as possibilidades de significação dos documentos oficiais estão entrelaçadas ao dinamismo desses contextos. Assim, ainda que a diretriz brasileira se encontre consubstanciada pela LDB 9394/96 e pela própria Constituição Federal/88 e também em conformidade com as pesquisas na área, isso não é suficiente para assegurar o seu cumprimento ou restringir as suas possibilidades de significação.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.