DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS DO PRECONCEITO: NOTAS SOBRE A FELICIDADE, A REFLEXÃO E A EXPERIÊNCIA NA SOCIEDADE ATUAL E SUAS RELAÇÕES COM MACABÉA
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n3p302-321Mots-clés :
Clarice Lispector, Teoria Crítica, Preconceito, Psicanálise, Literatura.Résumé
Tendo como base a teoria crítica da sociedade e a psicanálise freudiana, apresentamos uma discussão sobre o preconceito e seus aspectos psicossociais a partir de uma leitura da protagonista Macabéa, da obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector. Levantamos a discussão de que a personagem representa as angústias e as possibilidades de resistência dos sujeitos marginalizados pelo funcionamento social e econômico da sociedade tecnológica, bem como a possibilidade de experiência que tem sido obstada no mundo administrado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.