SONORIDADES
AMOR E REVOLUÇÃO NA CIDADE DO GELO
DOI :
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n02p075-095Mots-clés :
Música, Linguagem, Sonoplastia, Teoria, Cinema.Résumé
Esse artigo estuda as sonoridades do filme “Cidade de Gelo” [Serebryanye konki (Серебряные Конки)] de Michael Lockshin, de 2020 e lançado no Brasil em junho de 2021 pela Netflix. Trata-se de uma obra que tende a reproduzir os contos de fadas, entretanto, contém ingredientes reais da situação político-ideológica da Rússia czarista, particularmente, de São Petersburgo do final do século XIX. As sonoridades são muitas e todas elas descritivas, tanto a trilha original quanto as trilhas programáticas da música do romantismo europeu. Existem ainda paisagens sonoras ou sons complementares de caráter muito particular, baseadas em escolhas pontuadas de timbres diversos que substituem sons meramente paisagísticos. Guy Farley escreveu, a exemplo da música programática do século XIX, uma trilha original que segue os mesmos princípios.
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