LITERATURA ORAL: AS PARLENDAS E O LÚDICO NA ESCOLA

Authors

  • Mariana Schuchter Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tatiane Abrantes da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n1p31%20-%2043

Keywords:

Literatura Oral. Educação. Ludicidade. Cultura Brasileira.

Abstract

Este estudo propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, analisar as especificidades das parlendas, literatura oral considerada antes como poesia-brincadeira, por ter como público principal o universo infantil. Objetiva-se, ainda, analisar as mudanças, inerentes ao tempo e às colaborações populares, sofridas por estes textos, e a utilização desse gênero textual pelo professor, sem que seja esquecido o lado lúdico dos poemas, a fim de que se possa desenvolver as competências dos alunos e resgatar valores imêmores na sociedade. Dessa forma, e mais uma vez, a literatura se mostra como precursora do folclore e da identidade cultural do país.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariana Schuchter Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Cursando segunda habilitação em Língua Inglesa, pela UFJF.

Autora de dois livros aprovados pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, sendo um publicado (intitulado Diário de Karoline) e outro sendo editado (intitulado P-47).

Tatiane Abrantes da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras, habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cursando segunda habilitação em língua portuguesa pela UFJF.

Published

2010-05-29

How to Cite

Soares, M. S., & da Silva, T. A. (2010). LITERATURA ORAL: AS PARLENDAS E O LÚDICO NA ESCOLA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 3(1), 31–43. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n1p31 - 43

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.