AS IMAGENS QUE “VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS” NO “SILÊNCIO” DE EMICIDA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p072-091

Keywords:

Videoclipe, Silêncio, Narrativa, Imagem, Reflexão.

Abstract

Este trabalho apresenta uma análise das imagens no videoclipe "Silêncio", do cantor Emicida, com ênfase para suas potencialidades mobilizadoras e de reflexividade. Tracejei, com base em Van Sijll (2017), uma narrativa cinematográfica, inclusive destacando as estratégias utilizadas na construção de cada cena com imagens em movimento. Além disso, com o objetivo de sondar o que as imagens dão a pensar, recorri aos ensinamentos de Alloa (2015) e, seguindo Mitchell (2015) e Rancière (2015), conjecturei prováveis desejos de cada uma delas, ao passo que propus interrogações, com o intuito de ampliar as reflexões sobre tal artifício visual que integra a obra.

Palavras-chave: Videoclipe. Silêncio. Narrativa. Imagem. Reflexão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Letras pela  Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Published

2022-07-14

How to Cite

Sousa, A. I. L. de. (2022). AS IMAGENS QUE “VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS” NO “SILÊNCIO” DE EMICIDA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 16(1), 072–091. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p072-091

Issue

Section

Dossiê temático: Cinema e Audiovisual em tempos de Streaming