O PASSEIO: A LITERATURA COMO POTÊNCIA PARA A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

Autores

  • Leomar Peruzzo UFPR -Universidade Federal do Paraná
  • Carla Carvalho FURB- Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p412-429

Palavras-chave:

Arte. Experiência estética. Literatura infantil. Potência. Metáfora da vida.

Resumo

Este artigo objetiva discutir os conceitos em torno da experiência estética e as potências de um livro literário destinado ao público infantil de autor local. O suporte para a discussão teórica está em Duarte Jr. (1981, 2001, 2012), Larrosa (2016), Carvalho (2012), Neitzel e Bridon (2012), Carvalho (2008), Deleuze e Guattari (1992). Adota-se como foco de investigação a experiência estética provocada pela literatura e suas reverberações mediante a leitura fruitiva no olhar de quatro sujeitos de idades diferenciadas, presentes no cotidiano dos pesquisadores. As questões apontadas pelas experiências mostraram que a potência artística da sequência de imagens e textos metafóricos são os principais elementos provocadores da experiência estética.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Peruzzo, UFPR -Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado e Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação- FURB. Licenciado em Artes Visuais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2016) e Bacharel em Teatro - FURB (2007). Atualmente é professor de Arte da rede municipal de educação de Blumenau. Foi bolsista de demanda social - capes da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Eke Hering, Performance Art. Mediação Cultural. A/r/tografia e Educação Estética.

Carla Carvalho, FURB- Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação, curriculo, artes visuais e formação de professores. Lider do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. 

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

Peruzzo, L., & Carvalho, C. (2019). O PASSEIO: A LITERATURA COMO POTÊNCIA PARA A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(3), 412–429. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n3p412-429

Edição

Seção

Artigos