LÍNGUA OU DIALETO? CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTATUTO DA LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NA CIÊNCIA BRASILEIRA

Autores

  • Luana Ewald Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p269-288

Palavras-chave:

Língua. Dialeto. Língua Brasileira de Imigração Alemã.

Resumo

Estudos que evidenciam a heterogeneidade linguística brasileira, quando inseridos em contextos de línguas de imigração, têm se confrontado com conceitos de língua, dialeto e/ou nação. A presente investigação objetiva discutir os conceitos de língua e dialeto em contexto de pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas no Brasil acerca da língua brasileira de imigração alemã. Para tanto, realizou-se uma busca no catálogo de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), compreendendo os últimos 5 anos de estudos sobre o bilinguismo, língua brasileira de imigração, língua alemã e portuguesa, e educação bilíngue. A partir do panorama científico brasileiro, buscou-se estabelecer uma relação com as questões do que precisa ter uma língua para receber estatuto de língua, o que implica considerar o emprego dos conceitos de língua e dialeto como uma política linguística na esfera acadêmica para a “desinvenção” (MAKONI; PENNYCOOK, 2015) das línguas. A diferença entre “língua” e “dialeto”, como apresentam majoritariamente as dissertações e tese elencadas, têm uma dimensão eminentemente social, e não necessariamente linguística. Por isso, em meio ao debate político sobre o multilinguismo brasileiro, identificamos estudos no campo da dialetodologia, sociolinguística e linguística aplicada que desvelam a preferência por designar língua cada vernáculo alemão falado em contextos de descendentes de imigrantes alemães no Brasil.

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Biografia do Autor

Luana Ewald, Universidade Federal de Santa Catarina

Luana Ewald realiza o curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa de Política Linguística. É mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, com bolsa CAPES, onde desenvolveu estudo sobre as práticas de letramentos presentes nas memórias de pessoas que vivenciaram a campanha de nacionalização do ensino em Santa Catarina durante o Estado Novo. Graduada em Letras Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela mesma Universidade.

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Publicado

31-08-2019

Como Citar

Ewald, L. (2019). LÍNGUA OU DIALETO? CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTATUTO DA LÍNGUA DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ NA CIÊNCIA BRASILEIRA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(2), 269–288. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p269-288

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Seção

Artigos

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