Reflexões sobre práticas plurilíngues em aula de português como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p252-266

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Português como Língua Adicional, Práticas multilíngues, Multiculturalismo.

Resumo

Com o objetivo de apresentar uma abordagem plural e plurilíngue em aula de Português como Língua Adicional (PLA), o trabalho discorre acerca da concepção de educação plurilíngue, por meio de contextos multilíngues. Embora se considere apenas a língua portuguesa e a LIBRAS como idiomas oficiais, vivemos, no Brasil, um contexto multilíngue, tendo em vista as diversas línguas indígenas, as línguas faladas em regiões de fronteiras e as demais línguas faladas em comunidades de imigrantes, que passou a compor o quadro multilíngue e multicultural do Brasil na última década. Tendo em vista esse contexto, busca-se refletir acerca de um ensino de línguas que valorize também o contexto cultural – “educação do entorno” (MAHER, 2007). Para isso, discutiremos nesse trabalho o contexto multilíngue brasileiro e o ensino plurilíngue. Ao final, relataremos uma prática de ensino de PLA que teve como objetivo valorizar a pluralidade linguística e cultural do povo brasileiro.

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Biografia do Autor

Mariana Bulegon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS

Mestranda em Linguística Aplicada.

José Anderson Santos Cruz, Faculdade de Ciências e Letras - FCLAr/Unesp

Doutorando pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), na Faculdade de Ciências e Letras/FCL, Araraquara/SP, Brasil. Editor Adjunto de Periódicos. Consultor técnico para periódicos. Pesquisador de Gestão e Políticas Editoriais, indexações de periódicos, acesso aberto. Participante do FEPAE. Professor bolsista na FAAC/Unesp de Bauru pelo Departamento de Ciênbcia Humanas. Docente e Orientador da Pós-graduação na Faculdade Anhanguera de Bauru. Professor Tutor UAB/Unifesp. Editor Adjunto Executivo de Periódicos da Área de Educação. Consultor e Assessoria para periódicos, indexação e gestão editorial. Atua como pesquisador: Metodologias Ativas - MAs, especificamente ?Sala de Aula Invertida ? SAI?; Internacionalização da Educação; Membro do INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Consultor em Marketing e Comunicação. Palestrante. Ministra cursos sobre Redação Científica e Como submeter seu artigo para periódicos. Interesse por Análise do Discurso, Educação, Comunicação em Moda, Negócios, Criação, Pesquisa de Mercado no segmento de Embelezamento Pessoal, Relações Públicas, Comunicação e Mídia no Serviço Social, Políticas Públicas, Visagismo, TV Digital, Educomunicação, Análise do Discurso, Cibercultura e demais áreas que envolvem a Comunicação. Experiência na elaboração e implementação de Plano de Marketing e outros. Integrante do Grupo de Pesquisa: Educação: Mudanças Tecnológicas na Gestão de Políticas Públicas em Educação dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7620460647196325191007. Integrante do Grupo de Estudos: Inovação: Planejamento estratégico, Processos Participativos e Avanços Tecnológicos dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/7620460647196325191028. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5223-8078. Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Jose_Santos_Cruz.

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Publicado

07-04-2019

Como Citar

Bulegon, M., & Santos Cruz, J. A. (2019). Reflexões sobre práticas plurilíngues em aula de português como língua adicional. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 13(1), 252–266. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p252-266

Edição

Seção

Artigos

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