OS DIREITOS DA PERSONALIDADE NA ERA DE DISRUPÇÕES TECNOLÓGICAS
Palavras-chave:
Cláusula geral de tutela da personalidade. Direitos da personalidade. Justiça 4.0. Quarta revolução industrial. Sociedade 5.0.Resumo
Com base no contexto social de profundas transformações tecnológicas que repercutem fortemente no ser humano, o objetivo da pesquisa consiste em demonstrar que a corrente doutrinária que assegura a cláusula geral de tutela da personalidade tem aderência ao contexto social disruptivo empreendido pela expansão tecnológica. Como problema de pesquisa tem-se que, diante do contexto social disruptivo empreendido pela tecnologia, quais os reflexos nos direitos da personalidade? O método utilizado foi o hipotético dedutivo, e a metodologia consistiu no aprofundamento teórico por meio de pesquisa bibliográfica em livros e nas bases de dados disponíveis, em especial na base EBSCOhost. O recorte epistemológico perpassa, inicialmente, pelo contexto da quarta revolução industrial, com vistas a demonstrar que os termos foram incorporados no linguajar da ciência do direito e a aderência com o recorte teórico empreendido pelo reconhecimento da cláusula geral do direito da personalidade. Por fim, destaca-se os reflexos das transformações tecnológicas nos direitos da personalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.