I DISTURBI SPECIFICI DI APPRENDIMENTO (DSA) IN EUROPA: PROFILI GIURIDICO-COSTITUZIONALI
Palavras-chave:
Diversidade, Deficiência, Não discriminação, Distúrbios específicos da aprendizagem, Direito ao estudo.Resumo
O artigo analisa o panorama normativo da União européia para a eliminação de toda forma de discriminação produzida pelas condições da deficiência, com particular referência ao direito ao estudo. Em tal perspectiva, focaliza a atenção sobre o fenômeno dos chamados “distúrbios específicos de aprendizagem” (DSA), os quais não constituem uma específica doença e nem mesmo um simples problema de educação dos estudantes, mas um complexo fenômeno psico-social, finalmente reconhecido como merecedor de tutela. A Itália, no panorama europeu, demonstra ser um dos países mais avançados na disciplina do fenômeno e um dos estados mais atentos na promoção de políticas escolásticas de inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas peculiares condições pessoais.Downloads
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Publicado
2015-07-16
Como Citar
Cazzetta, M. (2015). I DISTURBI SPECIFICI DI APPRENDIMENTO (DSA) IN EUROPA: PROFILI GIURIDICO-COSTITUZIONALI. Revista Jurídica (FURB), 19(38), 39–70. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/4879
Edição
Seção
Artigos
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