JUDICIALIZAÇÃO, ATIVISMO E DECISIONISMO JUDICIAL: A POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA ADOÇÃO DE UM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO VERDADEIRAMENTE DIALÓGICO NAS DEMANDAS POR DIREITOS SOCIAIS

Autores

  • Maria Gorete Ferreira Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu - Área de Concentração: Constitucionalismo e Democracia.

Palavras-chave:

Ativismo judicial, Judicialização, Procedimento administrativo dialógico, Racionalidade comunicativa.

Resumo

Judicialização, ativismo e decisionismo judicial são temas recorrentes para aqueles que estudam o papel do Estado-juiz como agente de mudança social. Neste artigo são apontadas algumas das causas que levam à ocorrência de tais fenômenos no ordenamento jurídico brasileiro, sugerindo uma estreita relação entre a adoção de uma postura supostamente ativista (na verdade, decisionista) do juiz com o excesso de demandas (judicialização) propostas no Judiciário envolvendo direitos sociais. Conjectura-se que o agigantamento dessas demandas judiciais tem como motivo, dentre outros, a não observância de uma racionalidade realmente comunicativa no âmbito do procedimento administrativo que antecede a ação judicial alusiva a tais direitos sociais. Propõe-se, assim, a adoção de um processo administrativo mais dialógico como maneira de minimizar ativismos judiciais inconsequentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gorete Ferreira, Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM Departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu - Área de Concentração: Constitucionalismo e Democracia.

Direitos Humanos e a necessidade de uma gestão educacional mediadora na sociedade contemporânea – Revista Mestrado em Direito. Direitos Humanos Fundamentais; Direitos humanos e o meio ambiente junto à globalização sob uma ótica multicultural. Revista Juris Plenum Ouro. Capítulo de livro: Biossegurança Frente aos Direitos Humanos (Livro: Biossegurança no contexto da saúde). In: José Vitor da Silva. (Org.). 978-85-7614-074-0. 1ªed.São Paulo: Iátria, 2013, v. 1, p. 139-143.

Advogada. Mestranda em Direito. Área de concentração: Constitucionalismo e Democracia. Programa de Pós-Graduação em Direito. Faculdade de Direito do Sul de Minas – FDSM.  Artigos publicados:

Downloads

Publicado

2014-08-19

Como Citar

Ferreira, M. G. (2014). JUDICIALIZAÇÃO, ATIVISMO E DECISIONISMO JUDICIAL: A POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO DA ADOÇÃO DE UM PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO VERDADEIRAMENTE DIALÓGICO NAS DEMANDAS POR DIREITOS SOCIAIS. Revista Jurídica (FURB), 18(36), 53–80. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/3999

Edição

Seção

Artigos