O Controle de Prognose Legislativa na Jurisprudência da Suprema Corte dos Estados Unidos
Mots-clés :
Controle de constitucionalidade, Devido processo legislativo, Prognose Legislativa, Suprema Corte dos Estados Unidos.Résumé
A Suprema Corte dos Estados Unidos foi pioneira em investigar as razões subjacentes à lei, valendo de testes de racionalidade, por ela, desenvolvidos. Mesmo reconhecendo que não haveria obrigação constitucional de o legislador apresentar fundamentos expressos ou fazer quaisquer constatações particulares para realizar sua função constitucional, não raras vezes a Corte declara inconstitucional uma lei por faltar-lhe base empírica ou por déficit de fundamento das prognoses realizadas. As falhas no processo legislativo e notadamente nos fatos legislativos, portanto, contagiam o seu resultado, a lei. Entretanto, essas incursões judiciais são inconstantes e nem sempre coerentes ou previsíveis, dependendo muito mais do juízo de conveniência da Corte do que de uma doutrina judicial bem formulada.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.