“MEAÇÃO. DIVÓRCIO. INDIGNIDADE”: UMA ANÁLISE DE DECISÃO JUDICIAL A PARTIR DOS APORTES DA HERMENÊUTICA JURÍDICO-FILOSÓFICA

Auteurs-es

Mots-clés :

hermenêutica, protagonismo judicial, caso concreto.

Résumé

O presente estudo possui como objeto a decisão judicial do caso que o genro que matou o sogro não teve reconhecido o direito a meação no divórcio, embora casado sob o regime de bens da comunhão universal. Objetiva-se através do estudo do caso concreto, analisar as suas características à luz da hermenêutica, verificando os parâmetros utilizados na fundamentação da decisão, ou seja, no processo de criação de Direito. Também se pretende, refletir sobre a fundamentação das decisões, o papel do juiz e o protagonismo judicial. Para isto, a proposta reflexiva caminha sob o olhar de Francisco José Borges Motta, lançando fundamentos nos dizeres doutrinários de Lenio Luis Streck. Além disso o estudo se propõe a levantar reflexões sobre o poder discricionário, que abre espaço às arbitrariedades na fundamentação das decisões judiciais, frontalmente questionadas pela doutrina de Streck, e ao mesmo tempo, corriqueiras em terrae brasilis. Se pretende através da análise dos votos do acórdão, verificar as críticas da doutrina hermenêutica e a atual crise da teoria do Direito que possivelmente seja o mote da precariedade da fundamentação das decisões judiciais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Wilson Engelmann, Prof. Doutor, UNISINOS

Doutor e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Coordenador Executivo e professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) e da Graduação em Direito, todos da UNISINOS; Líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: wengelmann@unisinos.br.

Patricia Santos Martins, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado - da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Meridional (2013). Graduada pela Instituição Centro Universitário La Salle (2011). Membro do Grupo de Pesquisa JUSNANO (CNPq).

Téléchargements

Publié-e

2018-10-01

Comment citer

Engelmann, W., & Martins, P. S. (2018). “MEAÇÃO. DIVÓRCIO. INDIGNIDADE”: UMA ANÁLISE DE DECISÃO JUDICIAL A PARTIR DOS APORTES DA HERMENÊUTICA JURÍDICO-FILOSÓFICA. Revista Jurídica (FURB), 21(46), 81–102. Consulté à l’adresse https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/6640

Numéro

Rubrique

Artigos