CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO E SEMIÓTICA JURÍDICA PARA A COMPREENSÃO DO DIREITO

Autores/as

  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Palabras clave:

Teoria da Argumentação Jurídica. Semiótica Jurídica. Direito.

Resumen

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a teoria da argumentação e semiótica jurídica que denotam uma forma de se compreender os argumentos e o discurso jurídico por meio de outras fontes e procedimentos, além da lógica dedutiva. O esforço contido nesse trabalho possibilita a construção de um Direito legítimo. As providências metodológicas para delinear esta pesquisa têm como objetivo geral: investigar se a teoria da argumentação jurídica e semiótica jurídica contribuem para a busca e efetivação de um Direito autêntico. E os objetivos específicos são: a) formular proposições pautadas na teoria da argumentação jurídica como forma de se construir argumentos formais, materiais e pragmáticos; b) considerar a semiótica jurídica como proposta de compreensão de um discurso jurídico pautado na pluralidade das experiências.

Palavras-chave: Teoria da Argumentação Jurídica. Semiótica Jurídica. Direito.

 

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Professor dos Cursos de Direito no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES, Centro universitário de Brusque - UNIFEBE e das Faculdades de Santa Catarina - FASC, bem como de Administração, Turismo e Gastronomia nas FAculdades Integradas ASSESC. Bacharel, Mestre e Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Administração pela Universidade Independente de Lisboa - UNI.

Publicado

2009-06-28

Cómo citar

Aquino, S. R. F. de. (2009). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO E SEMIÓTICA JURÍDICA PARA A COMPREENSÃO DO DIREITO. Revista Jurídica (FURB), 12(24), 64–79. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/869

Número

Sección

Artigos