A CRISE HERMENÊUTICA DO DIREITO ADMINISTRATIVO NO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO: INTERLOCUÇÕES COM A JURISPRUDÊNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Palabras clave:
Hermenêutica Jurídica, Direito Administrativo, Constitucionalismo, Integridade, Princípios Constitucionais.Resumen
O presente artigo examina a crise hermenêutica no Direito Administrativo, a partir das bases teóricas da hermenêutica jurídica. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e jurisprudencial. Examinam-se os problemas da compreensão cotidiana das relações entre Administração Pública e cidadãos, bem como a erosão das características originárias do Direito Administrativo, como a forte ligação com o Estado, supremacia do público sobre o privado e a ideia de regime administrativo. Concluiu-se que a atitude interpretativa, conforme Ronald Dworkin, é útil para garantir a construção das virtudes de integridade e coerência. A unidade dos princípios constitucionais, como indicações construídas historicamente na comunidade política, é condição de possibilidade para a resolução de casos e de maior efetividade do Estado Constitucional de Direito Administrativo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.