ADOÇÃO POR CASAL HOMOAFETIVO: DIÁLOGO ENTRE O JURÍDICO E O HUMANO

Autores/as

  • Roberto Diniz Saut FURB
  • Tarline Aguiar Votri

Palabras clave:

Homoafetividade, Adoção homoafetiva, Pluralismo jurídico, Jurídico e humano.

Resumen

As inclinações do ser humano para novos paradigmas de formação familiar, com seus novos arranjos, se comparados com contextos mais antigos da questão sexualidade, casamento, reprodução e adoção, não correspondem mais a padrões heteroparentais. Face à aproximação de paradigmas homoafetivos, em perspectiva sociocultural familiar na sua relação com adoção, cumpre elevar o conceito de casamento homoparental ao interesse superior da criança e do adolescente, e cumpre entender as relações de acesso ético da adoção por família homoparental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Diniz Saut, FURB

Professor de Direito da Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Coordenador do Projeto de extensão Defesa Articulada dos Direitos e Garantias Fundamentais vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (FURB) e à Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (FURB).

Tarline Aguiar Votri

Estudante do Curso de Direito da FURB junto ao Programa Defesa Articulada dos Direitos e Garantias Fundamentais (Propex/FURB).

Publicado

2013-12-28

Cómo citar

Saut, R. D., & Votri, T. A. (2013). ADOÇÃO POR CASAL HOMOAFETIVO: DIÁLOGO ENTRE O JURÍDICO E O HUMANO. Revista Jurídica (FURB), 17(34), 141–154. Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/4057

Número

Sección

Artigos