Da extinção da sociedade conjugal e o dano educacional ao desenvolvimento da personalidade da criança.

Autores/as

  • Giovanna Christina Moreli Alcantara da Silva Universidade Cesumar- Unicesumar
  • Ivan Dias da Motta Universidade Cesumar- Unicesumar

Palabras clave:

Adolescentes, Criança, Divórcio, Personalidade

Resumen

O presente estudo tem por objetivo a análise do dano ao desenvolvimento educacional e da personalidade das crianças e adolescentes com a extinção da sociedade conjugal e o direito como instrumento de proteção ao indivíduo quanto a dignidade, direito a personalidade e o direito a educação, considerando as violações e problemas gerados aos envolvidos nesse processo, sejam eles danos psicológicos, sociais ou econômicos. Ressaltamos o direito como um elemento essencial no processo de proteção aos direitos essenciais das crianças e adolescentes envolvidas, como forma de evitar danos maiores, tendo em vista que são afetadas direta ou indiretamente por esse processo, assim como o papel de profissionais da psicologia e da educação. Nesse estudo, utiliza-se o método teórico bibliográfico, consistente na pesquisa de obras que tratam do tema.

Descargas

Biografía del autor/a

Giovanna Christina Moreli Alcantara da Silva, Universidade Cesumar- Unicesumar

Mestranda do programa de Mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá; Pós graduanda em Direito Educacional pela Faculdade Unina São Braz; Graduada em Direito pela Universidade Cesumar – Unicesumar; Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Auxiliar de cartório na Vara Cível Fazenda e Competência Delegada em Sarandi/PR. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9447438937375982. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6528-0459. E-mail: giovannachristina1997@gmail.com.

Publicado

2025-03-26

Cómo citar

Moreli Alcantara da Silva, G. C., & da Motta, I. D. (2025). Da extinção da sociedade conjugal e o dano educacional ao desenvolvimento da personalidade da criança. Revista Jurídica (FURB), 28(1). Recuperado a partir de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/10057

Número

Sección

Artigos