Danos ocasionados em cirurgias robóticas: reflexões sobre a responsabilidade civil do médico à luz do dever de informação
Keywords:
Inteligência Artificial; Robótica; Consentimento; Responsabilidade Civil.Abstract
Este artigo analisa a possibilidade de responsabilização civil do médico por danos ocasionados em cirurgias robóticas, realizando um exame à luz do dever de informação. Para alcançar o objetivo desejado é investigada a utilização da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica no campo da saúde e os seus benefícios. Além disso, é analisado o consentimento informado como pressuposto da relação médico-paciente, passando por conceitos como autonomia e o dever de informação. Ademais, é examinado de que forma se daria a responsabilidade civil do profissional de Medicina pelo manuseio de robôs em procedimentos cirúrgicos, sob a perspectiva do dever de informar, sendo também propostas alternativas para a redução de eventos adversos nestes casos. A pesquisa utilizada foi predominantemente bibliográfica e qualitativa, através da avaliação e interpretação do objeto pretendido. Bem como, o método usado foi o hipotético-dedutivo por meio do falseamento de hipóteses. Destaca-se a relevância e atualidade deste tema pois examinar a responsabilidade humana pelo uso de robôs em cirurgias é essencial para garantir uma segurança aos pacientes e aos médicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos, ensaios e outros textos jurídicos publicados nesta Revista são do autor, mas com direitos de primeira publicação reservados, sem ônus, à FURB. Os trabalhos publicados neste periódico são disponibilizados gratuitamente ao livre acesso público e, por conseguinte, não geram efeitos comerciais. Fica autorizada a publicação dos artigos publicados na Revista Jurídica da FURB em outros meios, como sites pessoais e coletâneas de artigos, desde que citada a Revista Jurídica da FURB como primeira publicação.