CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO E SEMIÓTICA JURÍDICA PARA A COMPREENSÃO DO DIREITO

Autores

  • Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Palavras-chave:

Teoria da Argumentação Jurídica. Semiótica Jurídica. Direito.

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a teoria da argumentação e semiótica jurídica que denotam uma forma de se compreender os argumentos e o discurso jurídico por meio de outras fontes e procedimentos, além da lógica dedutiva. O esforço contido nesse trabalho possibilita a construção de um Direito legítimo. As providências metodológicas para delinear esta pesquisa têm como objetivo geral: investigar se a teoria da argumentação jurídica e semiótica jurídica contribuem para a busca e efetivação de um Direito autêntico. E os objetivos específicos são: a) formular proposições pautadas na teoria da argumentação jurídica como forma de se construir argumentos formais, materiais e pragmáticos; b) considerar a semiótica jurídica como proposta de compreensão de um discurso jurídico pautado na pluralidade das experiências.

Palavras-chave: Teoria da Argumentação Jurídica. Semiótica Jurídica. Direito.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ricardo Fernandes de Aquino, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis

Professor dos Cursos de Direito no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES, Centro universitário de Brusque - UNIFEBE e das Faculdades de Santa Catarina - FASC, bem como de Administração, Turismo e Gastronomia nas FAculdades Integradas ASSESC. Bacharel, Mestre e Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Administração pela Universidade Independente de Lisboa - UNI.

Downloads

Publicado

2009-06-28

Como Citar

Aquino, S. R. F. de. (2009). CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO E SEMIÓTICA JURÍDICA PARA A COMPREENSÃO DO DIREITO. Revista Jurídica (FURB), 12(24), 64–79. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/869

Edição

Seção

Artigos