ENSAIO SOBRE A LEGITIMIDADE INDIVIDUAL PARA DEMANDAS COLETIVAS NA ÓTICA DO ACESSO À JUSTIÇA E DA DEMOCRACIA SEMIDIRETA OU MISTA.

Autores

  • Luciano Picoli Gagno Universidade Vila Velha
  • Bruno Klippel Universidade Vila Velha

Palavras-chave:

Legitimidade individual, Ações coletivas, Princípios constitucionais, Acesso à justiça, Democracia semidireta ou mista.

Resumo

Resumo: No presente trabalho buscou-se resposta ao seguinte problema: a legitimidade individual para demandas coletivas possui consonância com os princípios constitucionais ligados ao acesso à justiça e a democracia semidireta ou mista? A partir daí, foram analisados os argumento contrários à legitimidade individual, buscando-se uma leitura crítica em cotejo com os valores constitucionais ligados ao acesso à justiça, o que permitiu a análise de alguns aspectos essenciais, como por exemplo: os mecanismos de inibição da má-fé processual, a participação obrigatória do Ministério Público, os poderes instrutórios do juiz, o regime de coisa julgada secundum eventum litis e secundum eventum probationis, além de fundamentos ligados ao modelo democrático semidireto ou misto, que pressupõe uma participação popular além do sufrágio universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Picoli Gagno, Universidade Vila Velha

Doutor em Direito Processual pela USP, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Professor de processo civil na Universidade Vila Velha - UVV e nas Faculdades Estácio Vitória - FESV. Advogado.

Bruno Klippel, Universidade Vila Velha

Doutor em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV. Professor de Direito do Trablho e Processo do Trabalho na Universidade Vila Velha - UVV. Advogado.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Gagno, L. P., & Klippel, B. (2018). ENSAIO SOBRE A LEGITIMIDADE INDIVIDUAL PARA DEMANDAS COLETIVAS NA ÓTICA DO ACESSO À JUSTIÇA E DA DEMOCRACIA SEMIDIRETA OU MISTA. Revista Jurídica (FURB), 21(46), 151–187. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/6888

Edição

Seção

Artigos