CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE-EDUCAÇÃO EM ITAPETINGA-BA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9869

Palavras-chave:

abordagem triangular, currículo, discurso.

Resumo

Esta investigação teve como objetivo compreender os sentidos construídos por arte-educadoras sobre o currículo do ensino de Arte dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia, considerando os discursos do currículo oficial da área e sua relação com aqueles apresentados na prática docente. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e a análise discursiva com base nos aportes teóricos e epistemológicos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantau Mouffe, de orientação pós-estrutural e pós-fundacional, traduzida para os estudos do currículo por Alice Casemiro Lopes, que concebe o currículo como discurso, luta por significação e fixação de sentidos. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras de Arte-Educação do município que possuem ampla experiência na área e utilizamos da entrevista semiestruturada e observação para a coleta dos dados. Concluímos que o currículo praticado no ensino de Arte manifesta-se como um discurso híbrido, diverso e que apresenta deslizamentos com o discurso curricular oficial; articula significantes flutuantes que disputam sentido em torno do que vem a ser um “ensino de Arte de qualidade”, em uma dinâmica que mobiliza significantes vazios que são preenchidos de modo contingente e provisório, devido à diversidade e mutabilidade do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Gomes Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga - Bahia/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Educação (UESB). Especialista em Arte em Educação (FINOM). Licenciado em Pedagogia (UESB). Professor de Artes na Secretaria Municipal de Educação de Itapetinga-Bahia.

Reginaldo Santos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação (UFSCar), Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

CARVALHO, Sergio Gomes; PEREIRA, Reginaldo Santos. CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ARTE-EDUCAÇÃO EM ITAPETINGA-BA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9869, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9869. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9869. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética