A EXPERIÊNCIA CRIADORA EM UMA CARTOGRAFIA COM EDUCAÇÃO E ARTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9767

Palavras-chave:

arte, cartografia, criação, experiência, aula

Resumo

Este artigo surgiu de uma dissertação implicada com a experiência criadora e a arte no ambiente escolar, ela buscou saber a respeito de criação por um recorte acerca do ato criador que articula as forças dissipadas entre professora, alunos e escola. Pergunta: o que o trabalho com materiais e produção de pensamento dá a ver sobre criação na escola? Com o método cartográfico produziu-se dados com os quais foi possível capturar as forças promovidas nas experiências de aula quando se esteve atento à invenção de problemas, e se constatou que uma experiência criadora se desdobra de modo infinito a cada encontro e que, por isso, não se adéqua a leis ou regras gerais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALBERTO DAVILA COELHO, Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas

É pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ 2015); doutor em Artes Visuais, ênfase em História, Teoria e Crítica (UFRGS/ 2005-2009), com período sanduiche na Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2007) e mestre em Artes Visuais, ênfase História, Teoria e Crítica (UFRGS/ 2000-2002). Possui especialização em Arte-Educação (1991-1992) pela Universidade Federal de Pelotas e graduação em Licenciatura em Educação Artística Hab Artes Plásticas (1986-1989) pela mesma Universidade. Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas/ RS. Atua na Graduação (curso Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados e curso Licenciatura em Computação) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (cursos de Mestrado e de Doutorado), linha 2 - Intervenções no espaço-tempo da educação básica: filosofia, arte e tecnologia. Com Arte e Filosofias da Diferença, articula um pensamento quanto aos modos de intervenção no plano da Educação atento às práticas pedagógicas, estéticas e artísticas que disparam saberes e subjetividades no encontro de corpos-interatores. É líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia - EXPERIMENTA/ CNPq/ IFSUL e membro do ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência - CNPq/FACED/UFRGS

LILIAN SCHWANZ, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Graduou-se em Artes Visuais (Modalidade Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2012, onde foi bolsista de graduação nas áreas de História da Arte e Arte Contemporânea. Possui Pós-Graduação em Artes - Especialização Lato Sensu - Área de Concentração: Artes Visuais - Ensino e Percursos Poéticos, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), concluído em 2014, desenvolvendo pesquisa na área de Arte Contemporânea. Atuou como designer gráfico na produção dos cadernos de conteúdo do Curso E-TEC Idiomas Sem Fronteiras, na Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE) do IFSul (vínculo de professor pesquisador conteudista), no período de setembro de 2014 a julho de 2016. Atuou como professora de Arte, no ensino fundamental, na rede Municipal de ensino de Pelotas no período de maio de 2012 a julho de 2018. É mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, no IFSul, linha de pesquisa Intervenções no espaço-tempo da educação básica: filosofia, arte e tecnologia. Atua como professora de Artes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e na Especialização em Educação pela Pesquisa, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Avançado Novo Hamburgo.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

COELHO, ALBERTO DAVILA; SCHWANZ, LILIAN. A EXPERIÊNCIA CRIADORA EM UMA CARTOGRAFIA COM EDUCAÇÃO E ARTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9767, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9767. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9767. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê educação e estética