A PRÁTICA DE ENSINO ARTICULADA À PRÁTICA DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Luciane Maria Schlindwein UNIVALI
  • Rozilda da Silva Luis

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n2p292-308

Palavras-chave:

Profissionalidade docente, Formação estética, Prática de pesquisa, Curso de pedagogia.

Resumo

Discutimos, neste texto, a pertinência de fundamentos da pesquisa na formação do professor, de modo que a experiência com a prática de ensino possa constituir-se em seara fértil para a constituição de uma profissionalidade docente comprometida com a promoção do desenvolvimento do aluno. Vimos investigando a prática de ensino como instância privilegiada na formação dos novos professores, destacando o papel que os princípios da pesquisa e de uma formação estética podem oferecer como elementos fundantes para o professor. O estudo que ora apresentamos faz parte de uma pesquisa maior, cujo objeto é a investigação do desenvolvimento estético de professores e alunos. Para este recorte, analisamos os dados coletados durante dois semestres letivos, junto a um grupo de 17 alunas do curso de pedagogia, na disciplina de Prática de Ensino. Desde o início das atividades as alunas estavam cientes que participavam de uma pesquisa maior e concordaram em inserirem-se na dinâmica da pesquisa no duplo papel de sujeitos e protagonistas. Foram desenvolvidas práticas pedagógicas articuladas com os princípios da pesquisa intervenção. Os dados aqui apresentados e discutidos referem-se aos registros elaborados a partir das sessões de orientação dos projetos de prática, da observação das intervenções das alunas, das discussões em sala de aula e da análise dos memoriais elaborados pelas alunas. Pretende-se, neste contexto de pesquisa, discutir a constituição dos saberes docentes, identificando se a prática de pesquisa aliada a uma formação estética constitui-se em saberes necessários à formação docente. Consideramos que a vivência de experiências de pesquisa contribui efetivamente para que os professores desenvolvam uma postura indagativa, questionadora e provocativa, na qual possam sentir-se implicados e inquietados para além da “normalidade” do cotidiano escolar. Palavras-chave: Profissionalidade docente; Formação estética; Prática de Pesquisa; Curso de pedagogia.

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Como Citar

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; DA SILVA LUIS, Rozilda. A PRÁTICA DE ENSINO ARTICULADA À PRÁTICA DE PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 292–308, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n2p292-308. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/942. Acesso em: 25 nov. 2024.