MUDANÇAS DE RACIONALIDADE NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXOS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Elizabeth Diefenthaeler Krahe

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2008v3n2p227-237

Palavras-chave:

pedagogia universitária, currículo, formação de professor, licenciatura.

Resumo

Neste artigo recorro a uma pesquisa da história das licenciaturas da UFRGS, bem como a referências que tratam de currículos voltados à formação docente, para discutir as tensões na pedagogia universitária entre a racionalidade técnico instrumental, dominante nos currículos e a racionalidade prático-reflexiva conforme proposta na atual legislação brasileira. No texto, pondero que o embate entre as duas racionalidades não é novo, nem está, tampouco, em vias de se extinguir. Analiso que movimentos de reformas, neste início do séc. XXI, têm criado espaços que podem servir de exemplo concreto de uma nova possibilidade no campo da formação docente, permitindo iniciativas que resultam em movimentos de transição entre estas racionalidades. Palavras-chave: pedagogia universitária; currículo; formação de professor; licenciatura.

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Como Citar

DIEFENTHAELER KRAHE, Elizabeth. MUDANÇAS DE RACIONALIDADE NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: REFLEXOS NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 227–237, 2008. DOI: 10.7867/1809-0354.2008v3n2p227-237. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/939. Acesso em: 25 nov. 2024.