“INTERNATIONAL BANQUET” EM RONDÔNIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM A LÍNGUA INGLESA NO IFRO, CAMPUS ARIQUEMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9183

Palavras-chave:

Ações pedagógicas. Língua inglesa. Educação.

Resumo

Este artigo procura contribuir para o debate tendo como foco as ações pedagógicas propositivas de inglês praticadas no Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. A pesquisa evidencia experiência educativa cujas produções são as reflexões iniciais de uma pesquisa de doutoramento em uma universidade rondoniense. Assume-se que o sujeito é social e se constitui nessa relação viva com os seres humanos, auxiliando na discussão sobre as práticas educativas com a língua inglesa e as linguagens em um ambiente plurilinguístico e sobre o diálogo entre os saberes interculturais na Região Norte brasileira. Marcuschi e Dionisio (2007), Bakhtin (1999) e Hall (2013) ajudam a refletir que os diálogos nascem nas práticas sociais, abrindo portas para novas ações educativas na última etapa da Educação Básica amazonense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Fonseca Simões, UNIR/UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PPGEE/ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR/ MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL

Pós-doutorado em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ, na supervisão da professora titular Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot, com estágio Pós-doutoral na Universidade de Alcalá, Espanha, na supervisão do professor titular Dr. Antonio Castillo Gómez. Foi bolsista de Pós-Doutorado PNPD/CAPES (2019/2018) junto ao ProPEd/UERJ. Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus Porto Velho; atua na Graduação, nas Licenciaturas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEE/UNIR). Tem orientado pesquisadores mestrandos e doutorandos, graduandos na iniciação científica, assim como graduandos nos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nas seguintes linhas de pesquisas: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas; Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Básica. Atualmente o seu projeto de pesquisa intitulado: Das redes sociais virtuais às práticas educativas nas instituições de ensino em Rondôna: Educação, Memória e História está vinculado ao grupo de pesquisa EDUCA do PPGEE/UNIR, assim como ao grupo de pesquisa Instituições, Práticas educativas e História do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Foi professor pesquisador I da CAPES (2018/2016) junto à Diretoria de Educação a Distância, UNIR/DIRED/UAB. Foi coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, MEC/UNIR/SEDUC/RO, programa de formação continuada do governo federal (2015/2014). Foi coordenador adjunto do Curso de Extensão universitária (2019/2017) intitulado Ações formativas e investigativas na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem. Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas: Educação, Cultura e Linguagens; Ações pedagógicas e as novas tecnologias, Histórias escolares e cultura digital. Assessoria editorial da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Autor de livros, artigos e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Tem apresentado trabalhos no CONEDU (Congresso Nacional de Educação); SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDES DA UERJ (As Redes Educativas e as Tecnologias); COLE (Congresso de Leitura do Brasil), CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica); SEMIEDU (Seminário de Educação) e no EDAPECI (Educação a distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais). É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Isac Rocha Da Silva, IFRO, CAMPUS ARIQUEMES INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA

Doutorando em Educação profissional. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia UNIR (2017). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011). Graduado em Letras - com habilitação para Português, Inglês e respectivas Literaturas - Faculdades Integradas de Ariquemes (2009). Foi Diretor de escola pública (2009 a 2012). Atua na área educacional desde 2002. Possui experiência em educação e Letras, com ênfase em Língua Estrangeira Moderna Inglês. Foi Professor titular de Língua Portuguesa e Inglesa em escolas estaduais e municipais de Monte Negro-RO. Experiência na gestão e docência nas Redes pública e particular de ensino nos diversos níveis e modalidades. Participação em diversos cursos de formação continuada como: Programa Nacional de Formação de Professores do Ensino Médio - SISMÉDIO, Língua Inglesa no Contexto Escolar; Direção Escolar; Projeto Político Pedagógico;Educação Integral; Relações Interpessoais; Oficinas Pedagógicas, Sarau, Conferências e Encontros Educacionais. Atualmente é professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ariquemes, área Letras Port/Inglês e Metodologia Científica, atuando nos cursos Técnicos de Alimentos, Agropecuária, e Informática; e também nos cursos Superiores de Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. No Campus IFRO Porto Velho Zona Norte, onde iniciou na Rede Federal, (set. de 2016 a mar. de 2017) ministrou as disciplinas de Português Instrumental e Redação Técnica e Científica em cursos concomitantes e subsequentes de Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Finanças, além do Superior Tecnólogo em Redes de Computadores. Participou do Projeto Integrador desenvolvido com a turma Técnico em Administração; Atuou como Membro da Equipe de elaboração do PPC e Regimento do Centro de Idiomas no Campus Porto Velho Zona Norte. Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia – GEPISA (IFRO); E atualmente participa do Grupo de pesquisa Práxis (UNIR). Colaborador de eventos e projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos no IFRO. Conta com Publicação de Artigos em revista e eventos científicos. Atuou como Coordenador de Comunicação e Eventos do IFRO Ariquemes (2018) e atualmente coordena o Centro de Idiomas do mesmo Campus.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

SIMÃΜES, Robson Fonseca; DA SILVA, Isac Rocha. “INTERNATIONAL BANQUET” EM RONDÔNIA: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM A LÍNGUA INGLESA NO IFRO, CAMPUS ARIQUEMES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9183, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9183. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9183. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas