A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PESQUISAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9172Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores. Matemática. Methodi Ordinatio. Resolução de problemas.Resumo
A resolução de problemas cada vez mais é abordada na Matemática. Assim, o objetivo desta pesquisa é desvelar os dez artigos científicos mais relevantes que a relacionam com a Formação Inicial de Professores com base no Methodi Ordinatio. Como procedimento metodológico desenvolvemos uma revisão sistemática. Os resultados, após serem analisados qualitativamente, revelam que as pesquisas na temática estudada estão sendo abordadas acerca das habilidades dos professores e alunos, com utilização da tecnologia, sobre os estilos de aprendizagem, sobre o pensamento crítico do professor, sobre como o aluno resolve problemas, o tipo de argumento em relação ao tipo de problema e as conexões em relação aos conceitos matemáticos e os conteúdos do cotidiano do aluno. Por fim, o conteúdo mais abordado é proporção, bem como as áreas de álgebra e geometria.
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