A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PESQUISAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9172

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Matemática. Methodi Ordinatio. Resolução de problemas.

Resumo

A resolução de problemas cada vez mais é abordada na Matemática. Assim, o objetivo desta pesquisa é desvelar os dez artigos científicos mais relevantes que a relacionam com a Formação Inicial de Professores com base no Methodi Ordinatio. Como procedimento metodológico desenvolvemos uma revisão sistemática. Os resultados, após serem analisados qualitativamente, revelam que as pesquisas na temática estudada estão sendo abordadas acerca das habilidades dos professores e alunos, com utilização da tecnologia, sobre os estilos de aprendizagem, sobre o pensamento crítico do professor, sobre como o aluno resolve problemas, o tipo de argumento em relação ao tipo de problema e as conexões em relação aos conceitos matemáticos e os conteúdos do cotidiano do aluno. Por fim, o conteúdo mais abordado é proporção, bem como as áreas de álgebra e geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Maringá


Doutorando em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM pela Universidade Estadual de Maringá - UEM; Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2019); Pós-Graduado em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019); Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG (2016); Participou de vários eventos dentro da área de Educação Matemática. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPE), do Grupo Tecnologias Educacionais em Educação Matemática (GTEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GPEM). Tem experiência e pesquisa na área da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da matemática, educação, jogos matemáticos, gamificação, formação de professores e resolução de problemas

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - INEP/MEC. Foi pesquisadora visitante na University of Strathclyde, no Reino Unido (2016-2018) pelo Programas Estratégicos - DRI, com apoio da Capes. Também atuou como coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID / Capes / UEPG, 2012-2013) e como Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais no PIBID (Capes / UEPG, 2014-2016). Foi Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacareziho no Estado do Paraná (2009-2010). Presidente do Sindicato dos Professores (APP) da região Jacarezinho (2002-2009). Autor de vários artigos em revistas e atua como referee nas áreas de Políticas Educacionais, Formação de Professores; Práticas e Desenvolvimento Curricular; Ensino e Aprendizagem; Psicanálise; Midias Socias; Ciência, Tecnologia e Sociedade e Educação Matemática. Editor associado da Frontiers in Psicologia da Educação desde 2015. Bolsista de Produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

MENDES, Luiz Otavio Rodrigues; PEREIRA, Ana Lúcia. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: APONTAMENTOS DAS PRINCIPAIS PESQUISAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9172, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9172. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9172. Acesso em: 22 dez. 2024.