AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: O DESEJO DE ESCREVER NA PASSAGEM DO DESENHO À LETRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9164

Palavras-chave:

Aquisição da Escrita. Criança. Recalque. Desejo.

Resumo

Neste artigo, colocamos em discussão a travessia da criança pela aquisição da linguagem escrita, apresentando o movimento que a criança faz pela escrita até o surgimento da letra gráfica. A partir da noção psicanalítica de recalque, formulamos a questão: o que a criança escreve no início de sua travessia pela aquisição da linguagem escrita e o que a motiva a escrever? Nesse enfoque, apresentamos produções escritas por crianças entre três e quatro anos de idade, que cursavam o primeiro e o segundo ano da Educação Infantil. A partir de tal abordagem, observamos que a criança inicia com traçados de linhas e, aos poucos, quando o valor da imagem é recalcado, as primeiras letras gráficas começam a emergir nas produções escritas. Quanto ao que motiva a criança a escrever, entendemos que seu encorajamento se dá pelo desejo de escrever.

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Biografia do Autor

Magda Wacemberg Pereira Lima Carvalho, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Doutora e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Graduada em Letras. Professora da rede estadual de Pernambuco.

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Publicado

2021-12-07

Como Citar

PEREIRA LIMA CARVALHO, Magda Wacemberg. AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: O DESEJO DE ESCREVER NA PASSAGEM DO DESENHO À LETRA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9164, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9164. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9164. Acesso em: 22 dez. 2024.