AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: O DESEJO DE ESCREVER NA PASSAGEM DO DESENHO À LETRA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9164Palavras-chave:
Aquisição da Escrita. Criança. Recalque. Desejo.Resumo
Neste artigo, colocamos em discussão a travessia da criança pela aquisição da linguagem escrita, apresentando o movimento que a criança faz pela escrita até o surgimento da letra gráfica. A partir da noção psicanalítica de recalque, formulamos a questão: o que a criança escreve no início de sua travessia pela aquisição da linguagem escrita e o que a motiva a escrever? Nesse enfoque, apresentamos produções escritas por crianças entre três e quatro anos de idade, que cursavam o primeiro e o segundo ano da Educação Infantil. A partir de tal abordagem, observamos que a criança inicia com traçados de linhas e, aos poucos, quando o valor da imagem é recalcado, as primeiras letras gráficas começam a emergir nas produções escritas. Quanto ao que motiva a criança a escrever, entendemos que seu encorajamento se dá pelo desejo de escrever.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.