EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Caroline Porto de Oliveira Fundação de Apoio às Escolas Técnicas do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio De Janeiro – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ http://orcid.org/0000-0003-1867-6079
  • Isabela Cristina Brito Gonçalves Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio De Janeiro – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ http://orcid.org/0000-0002-4225-2228

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9151

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação ambiental. Projeto escolar. Sustentabilidade., Projeto escolar, Sustentabilidade

Resumo

A urgência de práticas que promovam a sustentabilidade é de ampla aceitação. O desenvolvimento da temática ambiental é essencial para a formação de valores na sociedade contemporânea, de modo que ela ganha mais espaço no discurso coletivo e nas leis que regem a educação. Este trabalho objetiva discorrer sobre as possibilidades de abordar a Educação Ambiental como projeto escolar, relatando a experiência de uma década em uma Escola Técnica Estadual do Rio de Janeiro. O projeto envolveu alunos, professores, e demais setores da comunidade escolar. Os resultados obtidos englobaram cinco grandes áreas: 1. Gestão de resíduos; 2. Consumo; 3. Cobertura vegetal; 4. Ações na comunidade; 5. Manutenção e obras sustentáveis. Por conseguinte, o projeto tem sido relevante na discussão e construção de uma sociedade mais crítica, justa e sustentável.

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Biografia do Autor

Caroline Porto de Oliveira, Fundação de Apoio às Escolas Técnicas do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio De Janeiro – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

Mestre em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC). Mediadora presencial do Consórcio de Universidades Cederj- CECIERJ.

Isabela Cristina Brito Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio De Janeiro – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

Doutora e mestre pelo programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Mediadora a distância do Consórcio de universidades Cederj- CECIERJ.

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

OLIVEIRA, Caroline Porto de; GONÇALVES, Isabela Cristina Brito. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATUAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9151, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9151. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9151. Acesso em: 22 dez. 2024.