FORMAÇÃO EM SERVIÇO E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA ARTICULAÇÃO EPISTEMOLOGICAMENTE POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9118

Palavras-chave:

CTS. Formação de professores. Teoria Crítica.

Resumo

A pesquisa apresentada neste artigo tem como objetivo delinear contribuições da orientação pedagógico-curricular no movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) à formação em serviço para professores. As reflexões são realizadas no âmbito teórico por meio de uma análise conceitual. Os resultados apontam que é possível vislumbrar a perspectiva da formação em serviço atrelada aos elementos do movimento CTS, pois ambos os paradigmas são permeados e balizados epistemologicamente pela Teoria Crítica (TC). Também apontam que esse atrelamento possa ser o mote para atividades que envolvam formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Peres Zago de Oliveira, Instituto Federal Catarinense - Reitoria

Licenciada em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1990), especialista em Ensino de Matemática pela Fundação Educacional de Criciúma - FUCRI (1992), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora titular do Instituto Federal Catarinense, professora do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (gestão jul. 2019-jul.2022) e Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFC. Participa do Movimento em Rede das Feiras de Matemática desde 1985 e está na coordenação coletiva da Comissão Permanente das Feiras de Matemática desde 2001. Atua em Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática Crítica nos seguintes temas: formação de professores, feiras de matemática, iniciação científica e Equação Civilizatória.

Tiago Ravel Schroeder, Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama

Professor substituto de Matemática no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Kariston Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina - Joinville

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2010), Mestre (2001) e Especialista (2000) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formou-se Bacharel em Ciência da Computação (2001) e Tecnólogo em Processamento de Dados (1996) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente, é Professor Associado lotado no Departamento de Ciência da Computação (DCC), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Joinville/SC. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT), é membro do Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (GPIE) e coordenador geral do Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (NexT). Tem desenvolvido pesquisas no campo da Ciência Cognitiva e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos e produção do conhecimento; xadrez e xadrez computacional; epistemologia, teoria e mídias do conhecimento, criatividade, expertise, intuição, consciência situacional, lógica matemática e raciocínio abdutivo. Já atuou em segurança da informação, desenvolvimento e manutenção de software, administração de sistemas e segurança em redes de computadores.

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

OLIVEIRA, Fatima Peres Zago de; SCHROEDER, Tiago Ravel; PEREIRA, Kariston. FORMAÇÃO EM SERVIÇO E CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UMA ARTICULAÇÃO EPISTEMOLOGICAMENTE POSSÍVEL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9118, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9118. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9118. Acesso em: 22 dez. 2024.