AVALIAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9114

Palavras-chave:

Egressos. Percurso formativo e profissional. Avaliação. Programas de Pós-graduação.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o perfil dos egressos do curso de Mestrado em Educação do PPGE da Universidade Regional de Blumenau – FURB, no período de 2013 a 2018, considerando a formação acadêmica e profissional e, ainda, avaliar as percepções dos egressos sobre o curso e as contribuições na sua trajetória. A pesquisa qualitativa, de caráter censitário e tipo Survey, utilizou a análise do conteúdo de um questionário online respondido por 105 egressos. As análises demonstram que a maior parte dos egressos atuam na educação superior e indicam contribuições ligadas à carreira profissional, como média de renda mensal considerada média/alta, mudanças de cargos e funções após conquistar o título de mestre em educação e, principalmente, preocupação na formação continuada, seja em atividades complementares, seja em nível de Doutorado

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Biografia do Autor

Marcia Regina Selpa, Universidade Regional de Blumenau

Doutorado em Educação- UNICAMP (2012). Mestrado em Educação- FURB;(2002) - Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - ENSP FIOCRUZ Núcleo São Paulo (2006); Especialização em Dificuldades de Aprendizagem -UNIPLAC (1992); - Graduação em Pedagogia-UNIPLAC(1988)- Atividades atuais: Vice Diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras; Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação FURB . Professora e Pesquisadora no Programa . Integra a Linha de Pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas educativas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GEPES -FURB. Participante do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior GIEPES/UNICAMP. Rede Iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior Ênfase nos seguintes temas: Pesquisa em Educação. Educação Superior; Internacionalização do Currículo. Políticas curriculares; Avaliação; Metodologias; Profissionalização docente; Licenciaturas.

Cássia Ferri, Universidade Regional de Blumenau

possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB e do curso de Pedagogia da mesma instituição. Participa do OEMESC - Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina e dos grupos de pesquisa: Políticas Públicas em Currículo e Avaliação e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/FURB que tem interface com o GIEPES/UNICAMP - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior. É avaliadora do BASIS/INEP/MEC para atos regulatórios de curso e instituições. Atua como consultora da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina desde 1998 e em Propostas Curriculares de Redes Municipais e Sistemas Educacionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, currículo, avaliação e formação de professores

William Campos da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Licenciando no curso Letras Inglês/Português na Fundação Universidade Regional de Blumenau, bolsista de Iniciação Cientifica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico no projeto

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Publicado

2021-11-23

Como Citar

SELPA, Marcia Regina; FERRI, Cássia; SILVA, William Campos da. AVALIAÇÃO E INSERÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9114, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9114. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9114. Acesso em: 22 dez. 2024.