VIVÊNCIA DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9107

Palavras-chave:

Inclusão Educacional. Prática pedagógica. Estratégias Educacionais

Resumo

Uma escola inclusiva garante o direito universal à educação, garantindo, assim, a matrícula, o acesso e a permanência de todos os alunos na escola e em salas de aulas comuns, atendendo as necessidades individuais de todos os alunos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) surge como uma nova forma de organização escolar, na qual se elabora estratégias de ensino e acessibilidade pensando em todos os alunos, para que todos aprendam juntos utilizando-se de formas diferenciadas. Buscando ampliar a discussão a respeito da inclusão escolar, bem como sobre equidade no ensino e desenho universal para a aprendizagem, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar formas práticas de inclusão observadas em um contexto norte-americano, bem como relacioná-las com o debate atual sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Lenz da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Pedagoga e Mestranda no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Autismo e Educação - GEPAI/UFPel.

Síglia Pimentel Höher Camargo, Universidade Federal de Pelotas -UFPel

Ph.D.
Professora Adjunta  (Associate Professor of Inclusive Education)
Faculdade de Educação (College of Education)
Coord. Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Inclusão-GEPAI
Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

LENZ DA SILVA, Gabrielle; PIMENTEL HöHER CAMARGO, Síglia. VIVÊNCIA DE PRÁTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9107, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9107. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9107. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas