VIVÊNCIA DE PRÃTICAS INCLUSIVAS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9107Palavras-chave:
Inclusão Educacional. Prática pedagógica. Estratégias EducacionaisResumo
Uma escola inclusiva garante o direito universal à educação, garantindo, assim, a matrícula, o acesso e a permanência de todos os alunos na escola e em salas de aulas comuns, atendendo as necessidades individuais de todos os alunos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) surge como uma nova forma de organização escolar, na qual se elabora estratégias de ensino e acessibilidade pensando em todos os alunos, para que todos aprendam juntos utilizando-se de formas diferenciadas. Buscando ampliar a discussão a respeito da inclusão escolar, bem como sobre equidade no ensino e desenho universal para a aprendizagem, o presente relato de experiência tem como objetivo apresentar formas práticas de inclusão observadas em um contexto norte-americano, bem como relacioná-las com o debate atual sobre o tema.
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