EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: A LUTA POR UMA CONSTRUÇÃO DECOLONIAL NO QUILOMBO DE MATA CAVALO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9100

Palavras-chave:

Educação. Quilombo. Decolonialidade.

Resumo

Nos territórios quilombolas, as escolas são espaços centrais para o empoderamento das juventudes. O objetivo deste artigo é apresentar as táticas usadas pela comunidade quilombola de Mata Cavalo para construir uma educação escolar decolonial. O quilombo está localizado em Nossa Senhora do Livramento, Mato Grosso. A metodologia privilegiada no processo de pesquisa foi a Cartografia do Imaginário. As informações foram obtidas durante o processo formativo na Escola da comunidade, por meio de entrevistas. A educação escolarizada tem sido a força motriz da resistência que, através dos componentes curriculares, dos projetos e do cultivo de vínculos fecundos entre a escola e a comunidade do entorno, possibilitam a educação decolonial.

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Biografia do Autor

Michèle Sato, Universidade Federal de Mato Grosso.

Licenciada em Ciências Biológicas (São Paulo: 1982), mestre em Filosofia (Norwich: 1992), doutora em ciências (São Carlos: 1997), pós-doutorado em Educação (Canadá, 2007), pós-doutorado em educação (Espanha, 2014). É docente titular no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pesquisadora do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). Principais áreas de atuação: educação ambiental, artes, emergência climática, direitos humanos, migração climática e epistemologia popular. É coordenadora da Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática (REAJA), envolvendo 5 países e 17 entidades.

Déborah Luíza Moreira Santana Santos, "Universidade Federal de Mato Grosso"

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2005). Mestrado em Educação (2017) na linha de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2008), ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). atualemnte é doutorando em Educação também pela UFMT.

Participa ativamente do Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso. Tem experiência em Educação Escolarizada, Educação Ambiental, Educação Popular e Etnobotânica, atuando em projetos de Educação Ambiental, nos Movimentos Sociais no Estado de MT, e junto a populações em condição de vulnerabilidad

Regina Aparecida Silva, Universidade Federal de Mato Grosso.

Possui graduação em licenciatura em ciências biológicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2011) e pós-doutorado em Educação pela UFMT (2013). É professora do departamento de Educação, Campus Universitário de Rondonópolis, UFMT. E, professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT), pesquisando e orientando na área de educação ambiental, educação popular, movimentos sociais, mapa social e políticas públicas. Participa do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA). É vice coordenadora do GT 22 - Educação Ambiental - da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

SATO, Michèle; SANTOS, Déborah Luíza Moreira Santana; SILVA, Regina Aparecida. EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: A LUTA POR UMA CONSTRUÇÃO DECOLONIAL NO QUILOMBO DE MATA CAVALO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9100, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9100. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9100. Acesso em: 15 nov. 2024.