FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS SOCIAIS: POSSIBILIDADES A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9099

Palavras-chave:

Formação de professores. Teoria sociológica de Bourdieu. Trajetória.

Resumo

O objetivo do artigo é propor uma possibilidade metodológica para as pesquisas sobre formação de professores que se fundamentam na teoria praxiológica de Pierre Bourdieu, por meio da noção de trajetória. A discussão se justifica pelo incremento que tem havido nas últimas décadas nos estudos sobre formação de professores que utilizam depoimentos escritos, orais e história de vida de professores. Por outro lado, Pierre Bourdieu tem sido referência de muitos trabalhos na área educacional e no campo sobre formação de professores. Dessa forma, o texto sintetiza os apontamentos de Bourdieu sobre a ilusão biográfica e destaca a opção pelo uso da noção de trajetória social, que tem como recurso de análise a comparação entre a trajetória modal e as trajetórias individuais, para adensamento das pesquisas sobre formação e prática de professores.

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Biografia do Autor

Adriane Knoblauch, UFPR

Professora Doutora em Educação pela PUCSP. Atua na graduação e pós-graduação em Educação da UFPR.

Luana Lopes, UFPR

Mestre em Sociologia Política pela UFSC e doutoranda em Educação pela UFPR.

Izabel Jensen Santana

Graduada em Letras pela UFPR e mestranda em Educação pela UFPR.

 

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

KNOBLAUCH, Adriane; LOPES, Luana; SANTANA, Izabel Jensen. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ANÁLISE DE TRAJETÓRIAS SOCIAIS: POSSIBILIDADES A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9099, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9099. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9099. Acesso em: 15 nov. 2024.