UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9093

Palavras-chave:

Rede social. Tecnologia. Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar possibilidades de utilização das redes sociais em sala de aula em diferentes disciplinas escolares. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa que analisou 30 trabalhos em que os estudantes elaboraram uma proposta de utilização de redes sociais em sala de aula nas mais diferentes disciplinas. Na análise dos dados, emergiram quatro categorias de usos das redes sociais que aqui serão discutidas. Algumas propostas buscaram abordar as potencialidades da rede social, de forma a promover a aprendizagem de diferentes maneiras; contudo, outras apresentaram modos de usar a rede para a divulgação de informações ou ainda como inspiração para a elaboração de material que representaria alguma ferramenta da rede social.

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Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Matemática e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da UFJF na área de ensino de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - CAEd/FACEd/UFJF. 

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9093, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9093. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9093. Acesso em: 22 dez. 2024.