PARA O TRABALHO OU PELO TRABALHO? CONSIDERAÇÕES SOBRE CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9076

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Currículo.

Resumo

Desenvolver currículos no Ensino Médio Integrado é um desafio a contemplar os fundamentos da formação omnilateral e superar a dualidade estrutural brasileira. No objetivo de identificar conceitos e perspectivas à superação da segmentação curricular e pela sua reconfiguração, este artigo emprega uma revisão bibliográfica sobre a educação profissional e sua relação com o currículo escolar, concluindo pela reintegração do ensino médio e profissional não apenas no mesmo espaço ou estrutura, mas na interdisciplinaridade e constituição dialética do ser humano pelo trabalho, e não para o trabalho. No paradoxo de separação e identidade entre trabalho e educação, cabe ao currículo integrado observar como o conhecimento científico e cultural se articula e se converte em trabalho, originando as formas e a organização com as quais se produz.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Carolina Rigoni Carmo, Colégio Pedro II

Professora Titular de Filosofia do Colégio Pedro II. Leciona na educação básica e nos programas de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEpt) e Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie-SP/Paris 13 (Sorbonne-Nord, campus Villetaneuse).

João Antônio Miranda Tello Ramos Gonçalves, Cefet/RJ e Colégio Pedro II

Pedagogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, Campus CPII. Atua como Pedagogo no CEFET/RJ, campus Maracanã.


Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

CARMO, Ana Carolina Rigoni; GONÇALVES, João Antônio Miranda Tello Ramos. PARA O TRABALHO OU PELO TRABALHO? CONSIDERAÇÕES SOBRE CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9076, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9076. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9076. Acesso em: 7 abr. 2025.