PARA O TRABALHO OU PELO TRABALHO? CONSIDERAÇÕES SOBRE CURRÍCULO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9076Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Currículo.Resumo
Desenvolver currículos no Ensino Médio Integrado é um desafio a contemplar os fundamentos da formação omnilateral e superar a dualidade estrutural brasileira. No objetivo de identificar conceitos e perspectivas à superação da segmentação curricular e pela sua reconfiguração, este artigo emprega uma revisão bibliográfica sobre a educação profissional e sua relação com o currículo escolar, concluindo pela reintegração do ensino médio e profissional não apenas no mesmo espaço ou estrutura, mas na interdisciplinaridade e constituição dialética do ser humano pelo trabalho, e não para o trabalho. No paradoxo de separação e identidade entre trabalho e educação, cabe ao currículo integrado observar como o conhecimento científico e cultural se articula e se converte em trabalho, originando as formas e a organização com as quais se produz.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.