DE PROFESSOR A FORMADOR: DESAFIOS DE PROFESSORES AO TORNAREM-SE FORMADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9060

Palavras-chave:

Formador de professores. Educação Infantil. Processos formativos.

Resumo

O presente estudo buscou elucidar o percurso de professor a formador de professores, por participantes que exercem a função de orientador de escola em uma rede municipal de educação infantil, examinando os desafios enfrentados no processo de tornar-se formador e as fontes para a construção do conhecimento profissional mobilizadas por eles no enfrentamento desses desafios. A metodologia apoiou-se nas abordagens qualitativas de pesquisa, utilizando como instrumentos de coleta de dados um questionário e um grupo de discussão, envolvendo ao todo 38 participantes. Os resultados indicam que as múltiplas atribuições do orientador comprometem a dimensão pedagógica da função. Na busca por superar as dificuldades, as participantes recorrem às parcerias, constituindo grupos entre pares e valorizando os espaços coletivos de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilton Luís Torres, Universidade de Taubaté/SP - UNITAU

Mestrando em MPE (Mestrado Profissional em Educação) pela UNITAU - Taubaté/SP. Atua na Prefeitura Municipal de São José dos Campos na área de Educação Infantil. Experiência de nove anos como coordenador pedagógico na Prefeitura Municipal de São José dos Campos (cargo de confiança). Atualmente leciona como professor de Educação Infantil na mesma prefeitura.

Neusa Banhara Ambrosetti, Universidade de Taubaté/SP - UNITAU

Mestre em Educação e Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde realizou também estágio de pós-doutoramento em Psicologia da Educação. Professora aposentada na Universidade de Taubaté, atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação, na mesma instituição. Realiza pesquisas e possui diversas publicações na área de formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

TORRES, Gilton Luís; AMBROSETTI, Neusa Banhara. DE PROFESSOR A FORMADOR: DESAFIOS DE PROFESSORES AO TORNAREM-SE FORMADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9060, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9060. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9060. Acesso em: 15 nov. 2024.