DE PROFESSOR A FORMADOR: DESAFIOS DE PROFESSORES AO TORNAREM-SE FORMADORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9060Palavras-chave:
Formador de professores. Educação Infantil. Processos formativos.Resumo
O presente estudo buscou elucidar o percurso de professor a formador de professores, por participantes que exercem a função de orientador de escola em uma rede municipal de educação infantil, examinando os desafios enfrentados no processo de tornar-se formador e as fontes para a construção do conhecimento profissional mobilizadas por eles no enfrentamento desses desafios. A metodologia apoiou-se nas abordagens qualitativas de pesquisa, utilizando como instrumentos de coleta de dados um questionário e um grupo de discussão, envolvendo ao todo 38 participantes. Os resultados indicam que as múltiplas atribuições do orientador comprometem a dimensão pedagógica da função. Na busca por superar as dificuldades, as participantes recorrem às parcerias, constituindo grupos entre pares e valorizando os espaços coletivos de formação.
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