TEMPO INTEGRAL E VALORIZAÇÃO DOCENTE EM PLANOS DE EDUCAÇÃO E DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9056

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral. Valorização do trabalho docente. Planos Municipais de Educação. Planos de Carreira e Remuneração do Magistério.

Resumo

O artigo analisa a valorização docente em políticas de tempo integral, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa bibliográfica e a análise da legislação apresentam a valorização e o tempo integral nas metas e estratégias que versam sobre essas temáticas, em Planos Municipais de Educação e Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério, nos municípios de Duque de Caxias, Miracema e Resende. Seus resultados evidenciam a valorização docente nos documentos municipais, contemplada por meio de ações que visam melhorias das condições de trabalho. A jornada de tempo integral também é abordada, mas sem um detalhamento dos caminhos para sua efetivação. Não houve, na pesquisa documental, uma aproximação entre valorização do trabalho docente e educação em tempo integral que se materializasse em propostas efetivas.

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Biografia do Autor

Lígia Martha Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Educação (UFRJ); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UNIRIO). Coordenadora do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

Dayse Martins Hora, Universidade Católica de Petrópolis (UCP)

Doutora em Educação (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).

Raphael Mota Guilarducci, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Educação (UFRJ); Mestre em Educação (UNIRIO); Graduado em Educação Física (UFLA). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO).  Bolsista PROEX-CAPES.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

COELHO, Lígia Martha; HORA, Dayse Martins; GUILARDUCCI, Raphael Mota. TEMPO INTEGRAL E VALORIZAÇÃO DOCENTE EM PLANOS DE EDUCAÇÃO E DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9056, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9056. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9056. Acesso em: 22 dez. 2024.