TEMPO INTEGRAL E VALORIZAÇÃO DOCENTE EM PLANOS DE EDUCAÇÃO E DE CARREIRA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9056Palavras-chave:
Educação em Tempo Integral. Valorização do trabalho docente. Planos Municipais de Educação. Planos de Carreira e Remuneração do Magistério.Resumo
O artigo analisa a valorização docente em políticas de tempo integral, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa bibliográfica e a análise da legislação apresentam a valorização e o tempo integral nas metas e estratégias que versam sobre essas temáticas, em Planos Municipais de Educação e Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério, nos municípios de Duque de Caxias, Miracema e Resende. Seus resultados evidenciam a valorização docente nos documentos municipais, contemplada por meio de ações que visam melhorias das condições de trabalho. A jornada de tempo integral também é abordada, mas sem um detalhamento dos caminhos para sua efetivação. Não houve, na pesquisa documental, uma aproximação entre valorização do trabalho docente e educação em tempo integral que se materializasse em propostas efetivas.Downloads
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