NÚCLEO TEMÁTICO INCLUSIVO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9037

Palavras-chave:

Autismo. Ensino de Ciências. Formação Docente. Inclusão.

Resumo

Para fomentar formação docente inclusiva na universidade, investigou-se as potencialidades da disciplina acadêmica Núcleo Temático Educação Inclusiva no Ensino de Ciências para formação de licenciandos em ciências da natureza na educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seis licenciandos realizaram estudos, planejaram e avaliaram seu ensino e a aprendizagem de estudantes em oficinas pedagógicas desenvolvidas com crianças e jovens autistas. Os dados da aprendizagem desses licenciandos foram produzidos por meio de questionários, relato escrito e anotações de observação e explorados por análise de conteúdo. Observou-se que a disciplina contribuiu para a formação acadêmica dos licenciandos e sensibilizou-os à inclusão de pessoas autistas na escola, constituindo espaço formativo profícuo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Professora adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual
do Sudoeste da Bahia (UESB) e Educação Especial (FTC). Possui experiência em educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Ensino de Ciências, Formação de professores.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SHAW, Gisele Soares Lemos. NÚCLEO TEMÁTICO INCLUSIVO PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9037, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9037. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9037. Acesso em: 15 nov. 2024.