A IMPRENSA NA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (1993-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9009

Palavras-chave:

História da Educação. Imprensa. Programa de Pós-Graduação em Educação.

Resumo

Este artigo toma como objetivo realizar um levantamento das dissertações e teses que utilizam a imprensa como fonte e/ou objeto de análise no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no período compreendido entre 1993, ano de sua implantação, e 2018, últimas pesquisas localizadas. Este inventário procura dar visibilidade ao número crescente de pesquisas que têm utilizado a imprensa para investigar a História da Educação no norte do Paraná, atreladas ao movimento nacional do campo historiográfico. A coleta de dados foi realizada nos arquivos da instituição, por meio de catálogo impresso e também nos acervos digitais do site do Programa, totalizando 25 trabalhos acerca da temática imprensa, que foram divididos em grupos temáticos: jornais (5), revistas (13), boletins e almanaques (3) e intelectuais (4). Os trabalhos com jornais enfatizaram sua ação político-educativa e a produção e circulação de ideias acerca da escola; os que utilizaram revistas como fonte tratam de formação docente, práticas pedagógicas, ensino de história, imprensa espírita e negritude, e os que utilizaram boletins e almanaques ficaram circunscritos ao movimento eugenista, à representação do sertanejo e à formação de professores.

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Biografia do Autor

Simone Burioli Ivashita, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação, professora Adjunta do Departamento de Educaçaõ da Universidade Estadual de Londrina. Desenvolvo pesquisa na área de História da Educação, Formação de Professores e Pesquisa Educacional.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

IVASHITA, Simone Burioli. A IMPRENSA NA PRODUÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (1993-2018). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9009, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9009. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9009. Acesso em: 22 dez. 2024.