Procedimentos adotados para a sala de aula à luz das metodologias ativas: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e9001

Palavras-chave:

Ensino. Metodologias Ativas. Relato de experiência.

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência na oferta do componente curricular “Laboratório interdisciplinar em linguagens: projetos de trabalho na aprendizagem de línguas mediados por tecnologias digitais”, ofertado no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), cuja proposta de ensino-aprendizagem teve como estratégia metodológica de base a Aprendizagem Baseada em Projetos. Serão explorados os seguintes procedimentos: atividades em grupo, liderança, relato e feedback. Estes se mostraram relevantes na experiência, sobretudo no que se refere a fatores caros às metodologias ativas, como protagonismo e engajamento, além de permitir uma condução que organiza os encontros sem perder de vista a dinamicidade que está em jogo em tais metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Luzia Lunkes, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias (UFSB).

Gustavo Johann Lunkes, Centro Universitário Claretiano

É especialista em Negócios Ambientais (UFPR) e Tecnólogo em Gestão Ambiental; Atualmente, cursa Licenciatura em Geografia. 

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

LUNKES, Fernanda Luzia; JOHANN LUNKES, Gustavo. Procedimentos adotados para a sala de aula à luz das metodologias ativas: um relato de experiência. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e9001, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e9001. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/9001. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas