NECESSIDADES FORMATIVAS DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO-BASE DA I CONFERÊNCIA NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8966Palavras-chave:
Educação do Campo. Formação docente. Necessidades formativas.Resumo
A I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998, em Luziânia, Goiás, teve um alto valor representativo, já que agregou entidades, pessoas e movimentos provenientes dos mais diversos espectros da população campesina e de diferentes regiões do Brasil, em prol de uma educação de qualidade e como direito para os povos do campo. O objetivo principal desse trabalho foi o de elencar, através da análise documental do texto-base desse evento, as necessidades formativas dos educadores do campo. A análise dos dados mostrou que o educador do campo necessita de uma formação que o torne contextualizador, conscientizador, crítico, problematizador, engajado na transformação da realidade, respeitador das diferentes culturas, cooperativo, solidário, e interessado no trabalho e nos processos produtivos campesinos
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