NECESSIDADES FORMATIVAS DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO-BASE DA I CONFERÊNCIA NACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8966

Palavras-chave:

Educação do Campo. Formação docente. Necessidades formativas.

Resumo

A I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998, em Luziânia, Goiás, teve um alto valor representativo, já que agregou entidades, pessoas e movimentos provenientes dos mais diversos espectros da população campesina e de diferentes regiões do Brasil, em prol de uma educação de qualidade e como direito para os povos do campo. O objetivo principal desse trabalho foi o de elencar, através da análise documental do texto-base desse evento, as necessidades formativas dos educadores do campo. A análise dos dados mostrou que o educador do campo necessita de uma formação que o torne contextualizador, conscientizador, crítico, problematizador, engajado na transformação da realidade, respeitador das diferentes culturas, cooperativo, solidário, e interessado no trabalho e nos processos produtivos campesinos

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Biografia do Autor

Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Possui Graduação em Física pela UFU. É membro efetivo da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeado para a função de Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (área Ciências da Natureza) para o período de outubro de 2019 a outubro de 2021. Ministra atualmente o Curso de Nivelamento de Física no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros e é professor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza. É líder do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física em Contexto (PEFICO) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Educação do Campo. Está envolvido em pesquisas sobre ensino e formação de professores em Ciências e em Física.

Gardner de Andrade Arrais, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza (2015). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UECE (2018). Mestre em Educação pelo PPGE/UECE (2013). Especialista em Didática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2012). Graduado em Pedagogia pela UECE (2011). Licenciado em Arte e Educação pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2015). Membro do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História - IARTEH (2012). Coordenou o Espaço de Convivência com o Ambiente Semiárido - e-CASA (2017-2019). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação do Campo e Ensino de Ciências (2019).

Suzana Gomes Lopes, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - ponto focal Universidade Federal do Maranhão (2015), Mestre em Biodiversidade e Conservação pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado no curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (2007). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: (i) Ecologia e Evolução de Parasitos da Herpetofauna, com ênfase em Parasitos de Répteis; (ii) Helmintologia Veterinária, com ênfase em resistência e análise de anti-helmínticos e produtos naturais para ovinocaprinocultura; e (iii) Educação do Campo, com ênfase no Ensino de Ciências.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

SILVA, Alexandre Leite dos Santos; ARRAIS, Gardner de Andrade; LOPES, Suzana Gomes. NECESSIDADES FORMATIVAS DE EDUCADORES DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO-BASE DA I CONFERÊNCIA NACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8966, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8966. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8966. Acesso em: 22 dez. 2024.