MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8918

Palavras-chave:

Anos iniciais. Criança. Infância. Modelagem Matemática. Pesquisa com crianças.

Resumo

Este artigo apresenta a constituição de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com crianças e na perspectiva delas, respeitando os seus modos de ser e estar no mundo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é orientada teórico-metodologicamente pela concepção de criança substanciada principalmente em Walter Benjamin, Kohan e Sarmento. Na coleta de dados, recorreu-se a técnicas e instrumentos adequados à pesquisa com crianças, para abordar o tema violência dentro da proposta de Modelagem Matemática. Os participantes do estudo foram 16 crianças entre 5 e 8 anos de idade do 1.º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Belém-PA. Os resultados apresentam momentos de uma atividade de Modelagem criados com as crianças e pelas crianças, configurando assim, uma Modelagem não fixa e sem etapas previamente definidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Cristina Dos Santos Diniz Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

É Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM- Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas  pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA) e Doutoranda em Educação, em Ciências e Matemáticas pelo mesmo instituto. É professora substituta da Universidade Federal do Pará-UFPA.

Obras: 

- CAPÍTULO DE LIVRO: As Diversidades de Debates na Pesquisa em Matemática (MODELAGEM MATEMÁTICA: DISCUSSÕES TEÓRICAS E POSSIBILIDADES NOS ANOS INICIAIS)-EDITORA ATENA.- CAPÍTULO DE LIVRO: Aspectos Historicos da Matemática Elementar;

-  ARTIGO PUBLICADO EM PERIÓDICO (REMAT): Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pesca;

ARTIGO PUBLICADO EM EVENTO: Uma proposta de Modelagem para os  anos  iniciais  do  ensino  fundamental;

ARTIGO PUBLICADO EM EVENTO: Modelagem e o uso de modelos além dos muros da escola.

Área: Educação. Educação Matemática. Modelagem Matemática. Criança. Infância. Metodologias de pesquisa.



Elizabeth Gomes Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA

Professora Adjunta do Instituto de Educação Matemática e Científica - UFPA. Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. 

OBRAS:

 ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA: A aprendizagem de regras do sistema matemático escolar na modelagem matemática. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-RELIME;

 ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA:  Educação Estatística no contexto da formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: Mobilização dos Saberes de Conteúdo Estatístico. REVEMAT;

 Um zoom nas produções discursivas em tarefas de early algebra com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. ESPAÇO PLURAL (MARECHAL CÂNDIDO RONDON. ONLINE).

 

CAPÍTULOS DE LIVROS: Foto-grafias em educação: entre rastros, efeitos e afetos. WITTGENSTEIN NA EDUCAÇÃO;

CAPÍTULOS DE LIVROS: Research on Mathematical Modelling in Mathematics Education in Brazil: Overview and Considerations.


Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

ALVES, Lilia Cristina Dos Santos Diniz; SOUZA, Elizabeth Gomes. MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8918, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8918. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8918. Acesso em: 22 dez. 2024.