MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8918Palavras-chave:
Anos iniciais. Criança. Infância. Modelagem Matemática. Pesquisa com crianças.Resumo
Este artigo apresenta a constituição de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com crianças e na perspectiva delas, respeitando os seus modos de ser e estar no mundo. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, é orientada teórico-metodologicamente pela concepção de criança substanciada principalmente em Walter Benjamin, Kohan e Sarmento. Na coleta de dados, recorreu-se a técnicas e instrumentos adequados à pesquisa com crianças, para abordar o tema violência dentro da proposta de Modelagem Matemática. Os participantes do estudo foram 16 crianças entre 5 e 8 anos de idade do 1.º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Belém-PA. Os resultados apresentam momentos de uma atividade de Modelagem criados com as crianças e pelas crianças, configurando assim, uma Modelagem não fixa e sem etapas previamente definidas.Downloads
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