EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8896

Palavras-chave:

Drogas na escola. Estágio supervisionado. Projeto de intervenção pedagógica.

Resumo

Os estágios em forma de projeto permitem aos futuros professores desenvolverem uma postura investigativa durante a formação inicial. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de construção de um Projeto de Intervenção Pedagógica na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado num colégio militarizado no Município de Goiânia/GO. A partir da diagnose da escola campo chegou-se ao tema da intervenção, “drogas”. O projeto teve como arcabouço teórico a abordagem de Redução de Danos, que se opõe à perspectiva tradicional de Guerra às Drogas. Realizado no formato de oficinas, o projeto obteve uma avaliação positiva por todos os envolvidos. Espera-se que esse trabalho possa subsidiar novas abordagens e servir como modelo para propostas de intervenção na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Zilene Moreira Soares, Instituto de Educação Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde- IOC/FIOCRUZ

Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino

Instituto de Educação / UFRRJ

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nathany Ribeiro dos Santos, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Ciências Biológicas/Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Ciências Biológicas pelo PPG em Ciências Biológicas/Universidade Federal de Goiás

Área de concentração: Fisiologia e Farmacologia

 

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

SOARES, Zilene Moreira; DOS SANTOS, Nathany Ribeiro. EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS COMO PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ESTÁGIO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8896, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8896. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8896. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas