INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA COMO RECURSO ARGUMENTATIVO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8887

Palavras-chave:

Argumentação. Educação. Intertextualidade explícita. Letramento.

Resumo

Este trabalho visa apresentar resultados de uma prática docente envolvendo produções textuais de alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, baseadas no uso da intertextualidade explícita como recurso para argumentação. Objetivou-se, com isso, promover um espaço para o letramento argumentativo de discentes desse segmento de ensino. Como metodologia, utilizou-se um estudo de caso com elementos da etnografia. O artigo dialoga com teorias de intertextualidade (BARTHES, 1974), de intertextualidade como argumento de autoridade (MAINGUENEAU, 1976) e de letramento (LEA ; STREET, 1998, 1999). Os resultados indicam que a intertextualidade explícita pode ser utilizada como recurso na elaboração de textos dissertativo-argumentativos pelos estudantes do 1º ano Ensino Médio, tornando-os sujeitos letrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Greice Cunha da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduada em Letras (UFRJ), especialista em Ciências Militares (EsFCEx-BA), Mestranda em Educação Profissional (UERGS). Atua como professora do Ensino Médio há 20 anos. Atualmente, leciona no Colégio Militar de Juiz de Fora, em Minas Gerais.  Possui interesse em estudar e pesquisar linguagens e letramentos nos espaços formais que envolvem processos de ensino-aprendizagem.

Veronice Camargo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS)

Graduada em Letras e Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura. Mestre e Doutora em Letras- Área de Concentração: Linguística Aplicada. Foi professora da Ed. Básica. Atualmente é professora adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Atua nas áreas da Pedagogia e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse em estudar e pesquisar linguagens e letramentos nos espaços formais e não- formais que envolvem processos de formação, ensino- aprendizagem, políticas educacionais, inclusão e diversidadeGraduada em Letras e Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura. Mestre e Doutora em Letras- Área de Concentração: Linguística Aplicada. Foi professora da Ed. Básica. Atualmente é professora adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Atua nas áreas da Pedagogia e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse em estudar e pesquisar linguagens e letramentos nos espaços formais e não- formais que envolvem processos de formação, ensino- aprendizagem, políticas educacionais, inclusão e diversidade.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

SILVA, Jéssica Greice Cunha da; SILVA, Veronice Camargo da. INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA COMO RECURSO ARGUMENTATIVO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8887, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8887. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8887. Acesso em: 22 dez. 2024.