INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA COMO RECURSO ARGUMENTATIVO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8887Palavras-chave:
Argumentação. Educação. Intertextualidade explícita. Letramento.Resumo
Este trabalho visa apresentar resultados de uma prática docente envolvendo produções textuais de alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio, baseadas no uso da intertextualidade explícita como recurso para argumentação. Objetivou-se, com isso, promover um espaço para o letramento argumentativo de discentes desse segmento de ensino. Como metodologia, utilizou-se um estudo de caso com elementos da etnografia. O artigo dialoga com teorias de intertextualidade (BARTHES, 1974), de intertextualidade como argumento de autoridade (MAINGUENEAU, 1976) e de letramento (LEA ; STREET, 1998, 1999). Os resultados indicam que a intertextualidade explícita pode ser utilizada como recurso na elaboração de textos dissertativo-argumentativos pelos estudantes do 1º ano Ensino Médio, tornando-os sujeitos letrados.
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