PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8867

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência. Coletividade. Formação continuada. Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

O trabalho resulta de uma pesquisa de mestrado que investigou as possibilidades de aprendizagem da docência por parte de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, no contexto da constituição de um grupo de professoras na escola, e adotou a coletividade como princípio formativo. Os dados foram coletados por meio de questionários abertos, diário de campo, gravações em áudio e sessões reflexivas, no decorrer de dez encontros. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade, os dados constituíram, isolados, compostos de episódios e cenas como princípios teórico-metodológicos para a compreensão do fenômeno em movimento. A análise possibilitou evidenciar a necessidade de repensar práticas de formação continuada na direção de novas formas de organizar as aprendizagens docentes que tenham a coletividade como princípio condutor das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiovane Parralego de Aguiar, Escola Municipal Rural Capoeira dos Dinos, Piraquara, Paraná. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná.

Doutoranda em Educação Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É professora na Rede Municipal de Piraquara, onde atua como docente nos anos iniciais do ensino fundamental e professora da Rede Estadual de Ensino no Colégio Estadual Romário Martins em Piraquara, onde atua como diretora. Desenvolve pesquisas sobre a Educação Matemática com foco na formação de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural (THC). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em formação de Professores (GEForProf-UTFPR) e do Grupo de Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural (GETHC), vinculado ao Grupo de Estudos sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), da Faculdade de Educação da USP.

Flávia Dias de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná.

FLÁVIA DIAS DE SOUZA é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Assessora para Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação da UTFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) na UTFPR. Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), da Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

AGUIAR, Claudiovane Parralego de; SOUZA, Flávia Dias de. PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS E A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: A COLETIVIDADE COMO PRINCÍPIO FORMATIVO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8867, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8867. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8867. Acesso em: 15 nov. 2024.