O ESTADO DA ARTE SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BRAGANÇA (2009-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8851

Palavras-chave:

Campus Bragança. Crianças negras. Estado da Arte. Universidade Federal do Pará.

Resumo

Este Estado da Arte investiga Trabalhos de Conclusão de Curso no contexto da Universidade Federal do Pará, Campus Bragança, que versam sobre crianças negras, entre 2009 e 2019, baseado nas Licenciaturas em Pedagogia e História. A pesquisa é quali-quantitativa, realizada por levantamento bibliográfico e interpretada pela análise do discurso de Bakhtin (2011). Os resultados revelam que, das 502 produções pesquisadas, apenas 03 tratam sobre crianças negras, as quais demonstram presença de estereótipos, estigmatização e racismo em relação às crianças. Portanto, necessita-se de consolidação de pesquisas sobre esse objeto, contribuindo em estudos sobre a infância negra e formação de professores.

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Biografia do Autor

Antonio Matheus do Rosário Corrêa, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Linguagens e Saberes da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAFRO/UFPA).

Raquel Amorim dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAFRO).

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; SANTOS, Raquel Amorim dos. O ESTADO DA ARTE SOBRE CRIANÇAS NEGRAS NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BRAGANÇA (2009-2019). Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8851, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8851. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8851. Acesso em: 22 dez. 2024.