CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8819

Palavras-chave:

Avaliação. Educação. Inclusão. Surdez.

Resumo

Este estudo objetivou identificar pressupostos, recursos e práticas de avaliação para surdos, a fim de refletir sobre as condições que otimizam esse processo. Para tanto, definimos como caminho metodológico a pesquisa exploratória, com base na análise documental e na revisão de literatura, fundamentando-nos em Brasil (1996, 2015), Libâneo (2007), Luckesi (2011), Hoffmann (2011, 2013), entre outros. Assim, apresentamos uma análise bibliográfica qualitativa, baseada na legislação que trata da avaliação pautada no aluno surdo e nos resultados de sete pesquisas que discutem recursos e estratégias com o intuito de aprimorar esse processo. Identificamos a necessidade de formação docente e a parceria de outros profissionais e demais membros da comunidade escolar em prol do desempenho do ensino na avaliação.

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Biografia do Autor

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda do programa de pós-graduação em ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduada em Pedagogia pela (UFC) e em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como professora auxiliar de Libras da Unidade Acadêmica de Letras, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande.

Aparecida Carneiro Pires, Universidade Federal de Campina Grande.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2007) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2002). Atualmente é docente (Adjunto I) na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, Centro de Formação de Professores, Unidade de Educação.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

CORRÊA, Adriana Moreira de Souza; PIRES, Aparecida Carneiro. CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8819, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8819. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8819. Acesso em: 22 dez. 2024.