PLÁGIO NA ACADEMIA: CASOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8785

Palavras-chave:

Ética e integridade na pesquisa. Formação docente e discente. Plágio.

Resumo

Com a facilidade de acesso às tecnologias de informação, questões como plágio, ética e integridade na pesquisa têm sido motivo de preocupação nas instituições de ensino superior. A abordagem dessa temática fez parte de uma pesquisa realizada nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de verificar como esses Programas têm acompanhado e discutido estas questões no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. No levantamento dos dados, obtidos por meio de uma análise documental qualitativa, buscou-se avaliar como as questões referentes ao plágio para a formação dos discentes em ética e integridade da pesquisa têm sido abordadas e enfrentadas e, ainda, como ocorre o processo de autoria dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. O resultado da pesquisa realizada é preocupante, pois indica que a Universidade não possui políticas institucionais de enfretamento e combate ao plágio, demonstrando a necessidade de promover ações para diagnosticar o plágio e tomar medidas educativas, preventivas e corretivas, de acordo com o caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Pires da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Diretora Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG. Mestre em Educação e Docência pela UFMG em 26/11/2018.

Eucídio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre e Doutor em Educação pela UFMG. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão.

Durcelina Ereni Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre e Doutora em Educação, Especialista em Planejamento Implementação e Gestão em Educação a Distância na perspectiva do Design Educacional e Especialista em Docência no ensino superior, Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Turismo. Professora do Mestrado profissional em Educação na Linha Educação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

DA SILVEIRA, Zélia Pires; ARRUDA, Eucídio Pimenta; ARRUDA, Durcelina Ereni Pimenta. PLÁGIO NA ACADEMIA: CASOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 16, p. e8785, 2021. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8785. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8785. Acesso em: 22 dez. 2024.