PLÃGIO NA ACADEMIA: CASOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8785Palavras-chave:
Ética e integridade na pesquisa. Formação docente e discente. Plágio.Resumo
Com a facilidade de acesso às tecnologias de informação, questões como plágio, ética e integridade na pesquisa têm sido motivo de preocupação nas instituições de ensino superior. A abordagem dessa temática fez parte de uma pesquisa realizada nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de verificar como esses Programas têm acompanhado e discutido estas questões no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. No levantamento dos dados, obtidos por meio de uma análise documental qualitativa, buscou-se avaliar como as questões referentes ao plágio para a formação dos discentes em ética e integridade da pesquisa têm sido abordadas e enfrentadas e, ainda, como ocorre o processo de autoria dos alunos no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos. O resultado da pesquisa realizada é preocupante, pois indica que a Universidade não possui políticas institucionais de enfretamento e combate ao plágio, demonstrando a necessidade de promover ações para diagnosticar o plágio e tomar medidas educativas, preventivas e corretivas, de acordo com o caso.
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